Reunião da SBPC no Acre sedia curso de Jornalismo Científico

O curso é gratuito e destinado a alunos de graduação


A Escola Brasil de Jornalismo Científico (EBJC) realiza sua segunda edição do curso de Extensão em Jornalismo Científico, em Rio Branco, no Acre, de 16 a 29 de julho de 2014. A EBJC é um curso de inverno, gratuito, intensivo, que ocorre junto com a 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciências (SBPC). 

Nesta segunda edição da EBJC são oferecidas doze (12) bolsas nacionais, sendo dois estudantes por região brasileira e duas bolsas para os alunos da Universidade Federal do Acre (UFAC). Uma síntese do projeto pode ser vista no folder da Escola .

É destinada a alunos de graduação dos dois últimos anos em Jornalismo (5o ao 8º semestres). Acontece na sede da UFAC,  em Rio Branco, junto com a  66ª Reunião Anual da SBPC, que tem como tema central: "CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM UMA AMAZÔNIA SEM FRONTEIRAS". Os alunos selecionados ganham bolsas de estudo integrais, com todas as despesas custeadas pela organização do evento, que conta com recursos do CNPq e apoio do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da SBPC, da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação), da SBPJOR (Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo), FNPJ (Fórum Nacional de Professores de Jornalismo) entre outras instituições acadêmicas e científicas. 

O objetivo da EBJC é despertar o interesse e capacitar estudantes de Jornalismo para atuação em diferentes suportes e formatos midiáticos na cobertura de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Pretende, também, melhorar a formação do futuro profissional de imprensa para a cobertura de CT&I de forma contextualizada e analítica, ampliando assim o conhecimento público sobre a produção e política científica do país. Dos nove alunos que participaram da Edição Piloto, na SBPC de Goiânia/GO, cinco deles cursam atualmente mestrado em Jornalismo Científico (no Labjor/Unicamp e na Fiocruz-JC). Os demais atuam na mídia. 

A EBJC contará com aulas teóricas e práticas. Durante a EBJC, após as aulas teórico-práticas com cientistas da região e jornalistas especializados,  os alunos farão uma visita à Xapuri (museu Casa de Chico Mendes). Em seguida, durante a realização da SBPC (22 a 27 de julho)  terão contato direto com a comunidade científica brasileira  e internacional. Com a orientação dos jornalistas-professores farão coberturas multimídia, diárias, em tempo real, sobre as conferencias, mesas-redondas, palestras, SBPC-Indígena, SBPC-Cultural e ExpoT&C. 

É uma realização do Grupo de Pesquisa “Comunicação, Educação, Ciência e Sociedade”, do CNPq, no Labjor/Unicamp, liderado pela Profª Drª Graça Caldas e integrado pela pesquisadora Adriana Cohen de Lima, coordenadora da EBJC, junto com a profa. Graça Caldas.  

Mais informações: Secretaria da EBJC: ebjc2014@gmail.com e/ou com as coordenadoras do Curso: 
Graça Caldas:  gcaldas@unicamp.br .
Adriana Cohen de Lima: cohen.lima@gmail.com .

Fonte: EBJC.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de opinião: Informação em tempo da Covid-19

Secretário da SBPC-RJ fala sobre o cenário científico e educacional do país

Indicação de artigo: Ciência, Senso Comum e Revoluções Científicas: Ressonâncias e Paradoxos

Noite desta sexta-feira terá chuva de meteoros