Capes aprova o primeiro Doutorado em Jornalismo do Brasil, em anos

O Conselho Técnico-Científico de Ensino Superior (CTC) da Capes aprovou em sua última reunião a proposta de curso de Doutorado em Jornalismo apresentada pela UFSC em maio. A partir de 2014, o Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (POSJOR/UFSC) vai oferecer seu mestrado e o primeiro doutorado com área de concentração em jornalismo do país, em muitos anos. “A aprovação da Capes sinaliza que temos um programa consolidado, o que reconhece o trabalho dos corpos técnico, discente e docente do POSJOR desde o seu surgimento em 2007″, comentou o coordenador Rogério Christofoletti.

O doutorado em Jornalismo da UFSC deve iniciar suas atividades letivas em agosto de 2014, e serão abertas cinco vagas inicialmente. O processo seletivo deve acontecer no primeiro semestre do ano, com lançamento de edital público em meados de março. A exemplo do Mestrado, serão duas linhas de pesquisa: “Jornalismo, Cultura e Sociedade” e “Tecnologias, Linguagens e Inovação em Jornalismo”.

O POSJOR tem área de concentração em Jornalismo, o que reflete a capacidade docente instalada, a tradição de ensino na área na graduação desde 1979 e as especialidades investigativas dos professores e grupos de pesquisa.

Além do Doutorado em Jornalismo da UFSC, na área das Ciências Sociais Aplicadas 1, o CTC da Capes aprovou também a criação de outros dois doutorados (em Ciência da Informação na UFF e em Comunicação na Unesp de Bauru), um mestrado acadêmico (em Comunicação e Territorialidades na UFES) e dois mestrados profissionais (em Artes, Patrimônio e Museologia na FUFPI e em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia no Mast).

As propostas foram avaliadas pelos professores João José Azevedo Curvello (UCB) e Suely Ceravolo (UFBA), que atuaram como consultores  de propostas de mestrado profissional, e pela comissão formada pelos professores César Guimarães (UFMG), Cristiane Gutfriend (PUCRS), Dione Moura (UNB), Henriette Gomes (UFBA)  e Maria Helena Weber (UFRGS), coordenadora da área na Capes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de opinião: Informação em tempo da Covid-19

Secretário da SBPC-RJ fala sobre o cenário científico e educacional do país

Indicação de artigo: Ciência, Senso Comum e Revoluções Científicas: Ressonâncias e Paradoxos

Noite desta sexta-feira terá chuva de meteoros