Documentário conta a história dos raios no Brasil


Ainda neste ano deve estar em cartaz nos cinemas brasileiros o filme Fragmentos de Paixão. O documentário, que retrata a percepção da sociedade brasileira sobre o raio desde o período colonial, é coordenado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI).

O Brasil é um dos países com maior incidência de raios, com cerca de 60 milhões de ocorrências por ano. O fenômeno ocupa o imaginário da população brasileira, tanto pela beleza quanto pelo temor. Os relâmpagos também intrigam cientistas, que se debruçam em busca de respostas para causa, efeito e comportamento dos raios.

De acordo com o coordenador do Elat, Osmar Pinto Júnior, a intenção com o filme é mostrar, por exemplo, o que os índios, os portugueses e os escravos achavam do raio e como se relacionavam com os fenômenos. Assim como os mitos, as verdades, os avanços nas pesquisas e o impacto que a incidência dos raios causou no país em termos de mortes e de prejuízos.

O material é resultado de uma extensa pesquisa a respeito do papel do raio ao longo da história desde 1500. “É um levantamento histórico da ocorrência de raios no Brasil e dos fatos que marcaram esses mais de 500 anos. O objetivo foi fazer um documentário científico para o cinema e para a televisão falando a respeito de ciência e de cultura e trazendo informação para o público em geral”, ressalta o coordenador.

Previsão
O levantamento e o roteiro já foram finalizados e as gravações se encerraram no fim de dezembro. “No momento todo material gravado está sendo editado e a expectativa é de que o documentário esteja no cinema e na televisão no início de agosto”, adianta o especialista.

No domingo (17), estreou no programa Fantástico a série País dos Raios, resultado de uma parceria entre o Grupo de Eletricidade Atmosférica do Inpe e a Rede Globo. Os três episódios foram inspirados no documentário Fragmentos de Paixão. Osmar Pinto Junior e a jornalista Iara Cardoso, do Elat, viajaram com a equipe do programa de norte a sul do país para mostrar os avanços nas pesquisas de raios, os casos curiosos, os mitos e as tragédias.


Fonte: MCTI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de opinião: Informação em tempo da Covid-19

Secretário da SBPC-RJ fala sobre o cenário científico e educacional do país

Indicação de artigo: Ciência, Senso Comum e Revoluções Científicas: Ressonâncias e Paradoxos

Noite desta sexta-feira terá chuva de meteoros