UFF terá Observatório do Turismo


Inauguração do Centro de Estudos Avançados em Turismo e Hospitalidade (CAPTH) será em
7 de dezembro

A Universidade Federal Fluminense irá inaugurar as instalações do Centro de Estudos Avançados em Turismo e Hospitalidade (CAPTH) em 7 de dezembro, às 10h, no Campus da Praia Vermelha, Bloco H, térreo. O centro abrigará o Observatório do Turismo do Estado do Rio de Janeiro.

A grande novidade do CAPTH será a instalação do Observatório do Turismo do Estado do Rio de Janeiro, que trabalhará em convênio com a Secretaria estadual de Turismo para desenvolver tecnologia para o mapeamento do turismo em nível estadual. Os pesquisadores também pretendem criar metodologias para trabalhar dados estatísticos e indicadores relacionados aos municípios do Estado, como perfil do turista, estudo do deslocamento do turista, como é feito, entre outras coisas. Em destaque, está a pesquisa que estuda a taxa de ocupação dos hotéis em megaeventos, como as Olimpíadas, a Copa do Mundo e a Jornada Mundial da Juventude.

O chefe do Departamento de Turismo, Carlos Alberto Lidizia Soares, explicou que o CAPTH será um espaço para que os sete grupos de pesquisa ligados ao departamento (que já têm 60 projetos em desenvolvimento) continuem a estudar o Turismo sob uma perspectiva econômica, cultural, social e antropológica. "Embora Turismo seja um curso com enfoque em gestão, buscamos dar aos estudantes uma formação mais ampla e crítica. Por isso abordamos essas outras questões, de forma que o aluno, ao se formar, seja capaz de desenvolver políticas públicas para o turismo", completou.

Ainda segundo Lidizia, a grande contribuição do CAPTH e do observatório será a criação de uma base de informação estruturada que possibilitará o gerenciamento de políticas públicas voltadas ao turismo pelo Estado do Rio e por seus municípios, já que, atualmente, o trabalho que existe nesse sentido ainda é realizado de forma primária.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de opinião: Informação em tempo da Covid-19

Secretário da SBPC-RJ fala sobre o cenário científico e educacional do país

Indicação de artigo: Ciência, Senso Comum e Revoluções Científicas: Ressonâncias e Paradoxos

Noite desta sexta-feira terá chuva de meteoros