Trabalho, Educação e Saúde publica segundo fascículo



A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz acaba de lançar, nas versões eletrônica e impressa, o segundo número da revista Trabalho Educação e Saúde, vol. 10, n. 2, de 2012. A revista oferece acesso livre ao conteúdo por meio do site www.revista.epsjv.fiocruz.br ou www.scielo.br/tes.

Neste número, discutem-se a profissionalização em odontologia e a forma pela qual a divisão social do trabalho nessa área está incorporada no Sistema Único de Saúde, além da relação entre a definição de diretrizes curriculares e a configuração da atuação dos profissionais. A revista traz também textos sobre promoção da saúde e institucionalização do trabalho do agente comunitário de saúde.

No tocante à educação em saúde, trata de aspectos como o ensino de biossegurança em cursos técnicos em análises clínicas e as mudanças ocasionadas pela definição das diretrizes curriculares nacionais para graduação na saúde, trazendo os resultados de uma pesquisa sobre o ensino de Saúde Coletiva numa universidade.

Para finalizar, Trabalho, Educação e Saúde apresenta as repercussões do processo de ensinar-aprender em serviços de saúde na qualidade de vida dos usuários, e uma entrevista com Eduardo Luis Menéndez Spina, antropólogo argentino, cujos estudos se voltam para o campo da antropologia médica, com ênfase em modelos de atenção, autoatenção e enfoque relacional.

Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de opinião: Informação em tempo da Covid-19

Secretário da SBPC-RJ fala sobre o cenário científico e educacional do país

Indicação de artigo: Ciência, Senso Comum e Revoluções Científicas: Ressonâncias e Paradoxos

Noite desta sexta-feira terá chuva de meteoros