Ciência Hoje: por uma junta científica


Maior integração entre a comunidade científica poderia auxiliar na resolução de importantes questões da sociedade. A mobilização dos cientistas nas discussões sobre o novo Código Florestal serve de exemplo para reflexão.


Cientistas brasileiros devem se unir e estabelecer maior interação com a sociedade para resolver questões nacionais comuns, defende o ecólogo Jean Paul Metzger, da Universidade de São Paulo (USP). Apesar do aumento expressivo da produção científica brasileira na última década, o baixo aproveitamento do conhecimento produzido na formulação de políticas públicas é um sinal de que a ciência nem sempre ajuda a solucionar os grandes problemas do país.

Alterar esse quadro, segundo Metzger, requer uma mudança de visão da comunidade científica, que tende a encarar a produção e a disseminação do conhecimento como processos lineares, ou seja, pesquisadores geram dados e produtos que são assimilados passivamente pelos indivíduos-usuários. Para o ecólogo, que participou da Reunião Magna da Academia Brasileira de Ciências (ABC) na semana passada, no Rio de Janeiro, cientistas e sociedade devem se organizar em torno de objetivos comuns, guiados por uma visão sistêmica e transdisciplinar. 

Fonte: Ciência Hoje

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de opinião: Informação em tempo da Covid-19

Secretário da SBPC-RJ fala sobre o cenário científico e educacional do país

Indicação de artigo: Ciência, Senso Comum e Revoluções Científicas: Ressonâncias e Paradoxos

Noite desta sexta-feira terá chuva de meteoros