Seminário: “Estratégias de divulgação científica em jardins botânicos”

Atualmente, os jardins botânicos não possuem apenas a função de conservação e pesquisa, sendo um espaço de lazer, educação, comunicação e informação para o público. A possibilidade de pôr em relação essas diversas dimensões associadas a uma coleção viva encontra nas estratégias de divulgação científica um caminho para a construção da sua relação com a sociedade. Neste sentido, a reflexão sobre os conceitos de natureza, jardim botânico, ciência, público e sociedade constitui um pressuposto para a definição das abordagens comunicativas das diferentes instituições.

Para abordar essas e outras questões, Luisa Maria Gomes de Mattos Rocha (Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro), doutora em Ciências da Informação pela UFF, é a convidada do Seminário de Divulgação Científica de 9 de abril, segunda-feira, às 9h. O evento é gratuito, não requer inscrição prévia e será realizado na sala de aula da Oficina Escola de Manguinhos.

O ciclo de palestras “Seminários em Divulgação Científica” faz parte do curso de Especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde, uma parceria entre Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, Casa da Ciência/UFRJ, Fundação Cecierj e Museu de Astronomia e Ciências Afins, com apoio da Rede de Popularização da Ciência e da Tecnologia da América Latina e do Caribe (Red-Pop), da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência e do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia/Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social/MCTI. Saiba mais sobre o curso em www.museudavida.fiocruz.br/lato.

Seminário: “Estratégias de divulgação científica em jardins botânicos”, com Luisa Maria Gomes de Mattos Rocha
Evento gratuito
Horário: dia 9 de abril, segunda-feira, às 9h.
Local: sala de aula da Oficina Escola de Manguinhos.
Endereço: Av. Brasil, 4365 – Manguinhos (perto da Passarela 6 e dentro do campus da Fiocruz).
Mais informações: (21) 3865-2234 ou secadcoc@fiocruz.br.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de opinião: Informação em tempo da Covid-19

Secretário da SBPC-RJ fala sobre o cenário científico e educacional do país

Indicação de artigo: Ciência, Senso Comum e Revoluções Científicas: Ressonâncias e Paradoxos

Noite desta sexta-feira terá chuva de meteoros