Projeto Ciência Móvel Participa de Mostra de Profissões em Minas Gerais


Depois do grande sucesso de público em Itatiaia, no sul fluminense, onde quase 3 mil pessoas conheceram as atividades do caminhão da ciência em três dias de evento, agora o museu itinerante viaja a Minas Gerais. No próximo dia 25 de abril, o projeto estará em Florestal para participar da III Mostra de Profissões da Universidade Federal de Viçosa (UFV), no campus mantido naquela cidade da região metropolitana de Belo Horizonte de pouco mais de 6,6 mil habitantes, de acordo com o IBGE.

O evento – desde 2010 – tem o objetivo de apresentar a UFV aos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio e do nono ano do Ensino Fundamental de escolas de municípios da região de Florestal, de modo a auxiliá-los na escolha da futura profissão. Além de palestras sobre os dez cursos superiores e os seis cursos técnicos oferecidos pela instituição e visitas guiadas pelos vários espaços de aprendizagem e convivência, os estudantes poderão ter mais contato com a ciência de forma lúdica.

 O projeto “Ciência Móvel – Vida e Saúde para todos” oferece diversas atrações que estimulam o interesse pela ciência por meio de jogos, visita ao planetário, equipamentos interativos, oficinas, exposições, vídeos e palestras. Coordenador da iniciativa, o Museu da Vida pretende contribuir para a educação em ciências e a inclusão social. Depois da montagem dos módulos interativos no campus, o caminhão-baú é transformado em auditório multimídia com capacidade para 44 pessoas.

O projeto Ciência Móvel, inaugurado em 2006, já esteve em 54 municípios em 83 saídas e recebeu mais de 400 mil pessoas em suas viagens pela Região Sudeste. Vinculado à Casa de Oswaldo Cruz, unidade técnico-científica da Fiocruz, o Museu da Vida conta com a parceria da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj). O município de Florestal, que recebe a visita do caminhão da ciência pela segunda vez (a primeira foi no ano passado) fica a 70km de Belo Horizonte, possui 194 km² e sua fundação data de 1962. 

Entre as atrações destaque para o Girotech, equipamento composto de três anéis que giram livremente em todas as direções simulando os movimentos executados pelos astronautas da Nasa. O público confere ainda a Exposição Dengue, a Pilha Humana, a Bicicleta Geradora, a bancada Microscopia, o Painel Solar, os Espelhos Sonoros e os Tubos Musicais e Modelos 3D.  Tudo isso de graça. Mais informações sobre o projeto no site do Museu da Vida:  http://www.museudavida.fiocruz.br

Para a imprensa - Fonte para entrevista:
Ângela Maria Vieira da Silva – coordenadora local do projeto Ciência Móvel
Tel.: (21) 9167-2079 ou (21) 9396-4610.
Eduardo Gusmão Pereira – coordenador do evento. 
Tel.: (31) 3536-3347 e (31) 9339-5848


Serviço do Projeto
Evento: III Mostra de Profissões da Universidade Federal de Viçosa
Local: Universidade Federal de Viçosa – UFV
Campus Florestal – CAF: Rodovia LMG 818 - km 6 Florestal


Fonte: Museu da Vida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de opinião: Informação em tempo da Covid-19

Secretário da SBPC-RJ fala sobre o cenário científico e educacional do país

Indicação de artigo: Ciência, Senso Comum e Revoluções Científicas: Ressonâncias e Paradoxos

Noite desta sexta-feira terá chuva de meteoros