Financiamento coletivo chega à ciência


O crowdfunding, modelo de financiamento coletivo que vem sendo usado com sucesso para custear projetos de cultura e outras áreas, começa a ser adotado também na ciência. Há mais de uma iniciativa do gênero nos Estados Unidos, onde pesquisadores já conseguem arrecadar junto ao público fundos para bancar seus estudos. No Brasil, um grupo da USP acaba de levantar o dinheiro para se inscrever numa competição de biologia sintética.

O recurso às contribuições de voluntários oferece aos cientistas um modelo alternativo ao circuito convencional de arrecadação de fundos, que geralmente envolve agências governamentais de fomento.


Fonte: Revista Piauí.

Comentários

  1. Olá Bruno

    Estou finalizando meu MBA em jornalismo digital e agora estou na fase de elaboração de artigo científico. Pensei em escrever sobe crowfunding. Achei o tema relevante e bem atual, porém estou completamente perdida. Vejo que está cursando o mestrado, e pela área será que poderia me dar uma luz? Tens alguma coisa sobre o tema que mencionei? Se puderes me ajudar eu agradeço. Esse meu e-mail dann.oliver@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá! Posso sim!

    Envio informações sobre o tema através do e-mail, após recolher conteúdo, ok?

    Abç

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de opinião: Informação em tempo da Covid-19

Secretário da SBPC-RJ fala sobre o cenário científico e educacional do país

Indicação de artigo: Ciência, Senso Comum e Revoluções Científicas: Ressonâncias e Paradoxos

Noite desta sexta-feira terá chuva de meteoros