Coleção inicial do Portal Scielo Livros inclui títulos de autoria de profissionais da Casa de Oswaldo Cruz


“Se o brasileiro não vai à biblioteca, a gente leva o livro até ele”. Com essas palavras, Abel Packer, um entusiasta da difusão da comunicação científica e uma das lideranças do projeto SciELO Livros, fez o lançamento da biblioteca digital que, inicialmente, inclui mais de 50 livros do catálogo da editora Fiocruz, com acesso livre aos texto completos no Portal. A coleção inicial é de 200 títulos, doze deles de autoria de profissionais da Casa de Oswaldo Cruz.

O projeto conta com a participação de um consórcio de editoras, que lideraram o processo de desenvolvimento em parceria com a Bireme, Opas e Fapesp: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Universidade Federal da Bahia (Ufba) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A inauguração foi na sexta-feira, 30 de março, durante cerimônia no auditório do Instituto de Artes da Unesp, em São Paulo.

O Portal SciELO Livros permite a leitura dos livros de sua coleção e complementa a iniciativa anterior, liderada pelo mesmo grupo, o portal SciELO periódicos, que reúne centenas de títulos de países das Américas, da Europa e África de língua portuguesa. Abel diz acreditar que “o futuro do livro é o livro” e comentou que o portal SciELO periódicos tem 12 milhões de acessos/dia em alguns períodos do ano: “isso demonstra que a idéia de digitalizar livros está diretamente conectada aos interesses dos estudantes.”

“Acessibilidade, usabilidade, visibilidade e impacto” são palavras que sintetizam o objetivo do projeto SciELO, ressaltou Flávia Goulart, da Universidade Federal da Bahia. Representando a Fiocruz no lançamento, estiveram o editor executivo João Canossa e a pesquisadora da COC, Nísia T. Lima, que atualmente é vice-presidente de Ensino e Informação da Fiocruz. Ela destacou a importância de se divulgar informação científica de qualidade, o que o projeto SciELO garante, pelo fato de veicular conteúdo que tenha passado por avaliação.

Os livros publicados no portal são selecionados por um comitê científico e a equipe técnica ainda faz alguns ajustes para garantir o acesso à biblioteca eletrônica. Os textos digitais são formatados de acordo com padrões internacionais, o que garante o controle de acessos e permite a contagem de citações. Podem ser lidos em telas de computador e também nos leitores de ebooks, tablets e smartphones e podem ser impressos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de opinião: Informação em tempo da Covid-19

Secretário da SBPC-RJ fala sobre o cenário científico e educacional do país

Indicação de artigo: Ciência, Senso Comum e Revoluções Científicas: Ressonâncias e Paradoxos

Noite desta sexta-feira terá chuva de meteoros