Uso de indicadores para avaliação do SUS em debate


No início de março, após a divulgação, pelo Ministério da Saúde, do IDSUS – Índice de Desempenho do SUS, apontando o desempenho do Sistema Único de Saúde nos municípios brasileiros segundo parâmetros de acesso e qualidade dos serviços de saúde, passou-se também a falar do Pro-Adess – Projeto Avaliação do Desempenho do Sistema de Saúde. Segundo o MS, o projeto municiou os fundamentos teóricos que balizaram a criação do índice. Inicialmente desenvolvido por um grupo de instituições da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), a partir de 2008 o Pro-Adess passou a ser conduzido por pesquisadores do Laboratório de Informação em Saúde (Lis/Icict/Fiocruz) e da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), sob a coordenação do Icict.

A fim de debater o tema será realizado no dia 28/3, em comemoração aos 26 anos do Icict e à abertura do I Centro de Estudos do instituto, o seminário "Uso de dados e indicadores para avaliação do SUS". Participarão do seminário os pesquisadores Francisco Viacava e Claudia Travassos, do Icict, Lígia Bahia, da Abrasco, Paulo de Tarso Ribeiro de Oliveira, Diretor do Departamento de Monitoramento e Avaliação do Sistema Único de Saúde, do Ministério da Saúde (Demas/MS), e Afonso Reis, também do Demas/MS. O evento acontecerá no Salão de Leitura Henrique Leonel Lenzi da Biblioteca de Ciências Biomédicas da Fiocruz, às 14h.

Os dados divulgados pelo Ministério causaram polêmica. O índice, baseado no período de 2008 a 2010 para diferentes níveis de atenção (básica, especializada, ambulatorial e hospitalar e de urgência e emergência), verificou a infraestrutura de saúde para o atendimento aos cidadãos e a capacidade de resposta dos serviços de saúde aos problemas da população. Os números de algumas cidades, como o Rio de Janeiro, foram baixos e as críticas ao índice vieram não só de governantes, mas também de pesquisadores da área.

Serviço:
Icict, 26 anos: "Uso de dados e indicadores para avaliação do SUS"
Data: 28/3
Local: Salão de Leitura Henrique Leonel Lenzi da Biblioteca de Ciências Biomédicas
Campus da Fiocruz - Manguinhos - Av. Brasil 4.365- Rio de Janeiro


Fonte: Icict/Fiocruz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de opinião: Informação em tempo da Covid-19

Secretário da SBPC-RJ fala sobre o cenário científico e educacional do país

Indicação de artigo: Ciência, Senso Comum e Revoluções Científicas: Ressonâncias e Paradoxos

Noite desta sexta-feira terá chuva de meteoros