Encontro discute biodiversidade e saúde no contexto da Rio+20


O segundo dos Encontros de Educação, Ciências e Saúde, promovidos pelo Museu da Vida, convida você para um debate sobre biodiversidade e saúde, com ênfase na relação desses temas com a Rio+20. Os participantes serão o biofísico Henrique Lins de Barros, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, e o epidemiologista Francisco Inácio Bastos, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz).

Após o bate-papo, haverá o lançamento dos dois primeiros livros de uma coleção de divulgação científica, escritos pelos dois palestrantes. O encontro, que será mediado pela socióloga Nísia Trindade Lima (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz), é gratuito e não requer inscrição prévia.

Barros é o autor de “Biodiversidade em questão”, que trata dos riscos à diversidade da vida na Terra, indo da história natural à história social e elucidando teorias científicas sobre o desenvolvimento dos seres vivos para analisar o cenário contemporâneo. Já o outro lançamento, “Saúde em questão”, de Francisco Bastos, revisita diferentes trabalhos científicos que abordam a saúde e apresenta o ponto de vista de autor sobre o assunto. A obra perpassa fenômenos que ocorrem em diversos níveis – dos átomos aos fatores ambientais – e têm influência sobre o funcionamento do corpo humano. Os livros serão lançados na mesma tarde em conjunto pelas Editoras Fiocruz e Claro Enigma, selo da Companhia das Letras.

A cada mês até o fim do ano, os Encontros de Educação, Ciências e Saúde irão colocar em pauta temas relacionados à Rio+20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que será realizada entre 13 e 22 de junho no Rio de Janeiro. Os encontros são organizados pelo Serviço de Educação em Ciências e Saúde, do Museu da Vida.

Encontros de Educação, Ciências e Saúde – Tema: Biodiversidade e saúde
Evento gratuito
Horário: dia 12 de abril, quinta-feira, de 14h às 17h.
Local: Auditório do Museu da Vida.
Endereço: Av. Brasil, 4365 – Manguinhos (perto da Passarela 6 e dentro do campus da Fiocruz).
Mais informações: (21) 3865-2216 ou (21) 3865-2156.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de opinião: Informação em tempo da Covid-19

Secretário da SBPC-RJ fala sobre o cenário científico e educacional do país

Indicação de artigo: Ciência, Senso Comum e Revoluções Científicas: Ressonâncias e Paradoxos

Noite desta sexta-feira terá chuva de meteoros