Indicação de artigo: Legibilidade de Revistas Eletrônicas de Divulgação Científica
Olá!
A Revista Ciência da Informação publicou em 2003 o artigo Legibilidade de Revistas Eletrônicas de Divulgação Científica, da pesquisadora Mônica Macedo-Rouet, da Université Lyon 1.
O trabalho aborda os recursos de hipertextos utilizados por revistas de divulgação científica. Embora esta tecnologia permita diversas potencialidades (como multiplicar fontes de um mesmo documento, facilitar acesso à informação, e inserir mais conteúdos), a análise indica que em geral a hipertextualidade tem gerado problemas de cognição e interpretação.
Macedo-Rouet realizou dois estudos: um de análises de textos e o outro de experimentação de leitura. O primeiro envolveu a análise comparativa de matérias de seis revistas publicadas online e em meio impresso. O segundo, com base na psicologia cognitiva, aborda atividades que envolveu a compreensão e interpretação de 59 graduandos do quarto ano de jornalismo em relação à matéria A Pírula da Discórdia, publicada em abril de 2001 pela revista Superinteressante.
A conclusão é de que os suportes online conseguem manter a argumentação apresentadas nas plataformas impressas e os leitores estão abertos à adoção de tecnologias. Porém, há problemas consideráveis nos menus de hipertextos, que não congregam informações suficientes a respeito dos documentos (como tamanho, fonte, data etc.) e das relações entre eles (como conteúdo principal e secundário), o que pode implicar discrepâncias de coesão e coerência.
MAIS TRABALHOS DA AUTORA:
Leia no Com Ciência: Divulgação científica na Internet: mais e melhores fontes?
Abçs!
Comentários
Postar um comentário