Museu virtual reúne sons de aparelhos eletrônicos extintos

(Fonte da imagem: Reprodução/Museum of Endangered Sounds)
Quem começou a usar a internet após a difusão da banda larga não tem ideia da verdadeira sinfonia que era se conectar à rede através de uma conexão discada. Da mesma forma, as crianças de hoje em dia nunca vão ter que ouvir o som de uma fita de vídeo rebobinando, já que os DVDs e Blu-rays modernos dispensam completamente processos do tipo.

Para manter vivos esses e outros sons típicos dos aparelhos eletrônicos do passado, foi criado o Museum of Endangered Sounds. Esse museu virtual reúne uma série de ruídos que estão cada vez mais raros, incluindo o chiado de televisores quando não havia sinal disponível e o emblemático toque dos primeiros celulares da Nokia.

Os saudosistas têm a oportunidade de se lembrar da melodia que tocava quando o Windows 95 era iniciado, também podendo ouvir a clássica música de Tetris sendo reproduzida pelo GameBoy original. O projeto foi criado por Brendan Chilcutt em janeiro deste ano e, até o momento, conta com um repertório bastante restrito de sons.

A expectativa é que a variedade de melodias e músicas antigas seja ampliada de maneira constante, forma de evitar que as memórias de tempos mais difíceis (mas não menos divertidos) sejam esquecidas. E você, de qual som extinto sente mais falta? Não deixe de registrar suas lembranças em nossa seção de comentários.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de opinião: Informação em tempo da Covid-19

Secretário da SBPC-RJ fala sobre o cenário científico e educacional do país

Indicação de artigo: Ciência, Senso Comum e Revoluções Científicas: Ressonâncias e Paradoxos

Noite desta sexta-feira terá chuva de meteoros